Notícias
Lesões comuns no esporte
![](content/images/e7ab45c89abb25a2f6a67310dde3a684.png)
As lesões podem ser das mais diversas, desde fraqueza muscular a anomalias estruturais, que podem gerar sérias consequências ao corpo, como por exemplo dor e a incapacidade da realização de treinos.
Por isso, separei algumas das lesões esportivas mais comuns, suas características e em quais esportes são mais frequentes:
Contusão: Comum em praticantes de atividades físicas, é identificada por uma lesão muscular ou óssea superficial, que atinge a musculatura e os vasos sanguíneos ou linfáticos, podendo acontecer a partir de um simples esbarrão. Tendo como principais sintomas a dor, inchaço e hematoma, torna-se mais comum em esportes de queda, entre eles futebol e basquete.
Cãibra: Contração muscular repentina e involuntária que pode causar dor extrema no músculo afetado. Geralmente ocorre após treinos pesados e é ocasionada pela falta de nutrientes como potássio e sódio, entretanto, pode acometer o atleta durante a prática física devido à pouca amplitude do movimento. Frequente em esportes de corrida e saltos.
Luxação: Ocorre quando a articulação é deslocada de sua posição normal. Provocando dor intensa e limitação dos movimentos, pode lesionar qualquer área do corpo, principalmente os pés, tornozelos, joelhos e ombros. Apesar de ser considerada uma lesão leve, caso não tratada da maneira correta, pode levar a um caso mais grave.
Distensão muscular: Caracterizada pela ruptura das fibras musculares ou dos músculos, que acontece quando o músculo é esticado além do que pode suportar. Além da avaliação clínica, exames também podem ser realizados para determinar o melhor tratamento e tempo de repouso dependendo da gravidade da lesão. Comum no futebol, salto e ginástica.
Lombalgia: Afetando a parte lombar inferior, na maioria dos casos é causada pelo uso errado ou em excesso da coluna, alguns exemplos são os esforços repetitivos, condicionamento físico inadequado e erro postural. A lesão é extremamente comum, sendo a segunda causa mais procurada em consultas médicas gerais. No esporte, acomete principalmente atletas que praticam musculação e natação.
Tendinite: A tendinite nada mais é do que a inflamação dos tendões, e pode acontecer em qualquer parte do corpo, causando desconforto e muita dor. Jogadores de tênis, golfe e nadadores estão mais sujeitos a tendinites nos braços e ombros. Por outro lado, atletas de basquete, futebol, corrida e ginástica apresentam o problema nas pernas e nos pés com maior frequência.
Praticar exercícios físicos e esportes é essencial para o bem-estar físico e mental, e lesões e acidentes são, na maioria das vezes, inevitáveis. Por isso, pratique atividades de maneira segura, com auxílio de profissionais da área e, caso uma lesão venha a acontecer, procure por um especialista e busque o melhor tratamento.
![](img/cmsimage.php/800x800/e8f13f82087f3981bfba58d9ac7a04fd.png)