Notícias
Artrose de Quadril
A artrose no quadril, também chamada de osteoartrose ou coxartrose, é um desgaste da articulação que provoca dor no quadril, principalmente durante o dia e ao andar ou permanecer sentado por muito tempo. Você sofre com essa dor? Então assista o vídeo até o fim para entender mais sobre a artrose de quadril.Esta doença causa degeneração das cartilagens, sendo muito comum surgir no quadril, já que é uma região que sustenta boa parte do peso do corpo e que está sempre em movimento. Geralmente acontece em pessoas com mais de 45 anos, mas também pode ocorrer em jovens, principalmente no caso de atletas que utilizam muito a articulação, causando traumatismo frequente, como corrida e levantamento de peso. Também está relacionada à obesidade, diabetes, artrite reumatoide e displasia do quadril.
Os sintomas mais comuns incluem a dor no quadril, que piora ao andar, ficar sentado por muito tempo ou ao deitar de lado sobre a articulação afetada, sensação de dormência ou formigamento nas pernas e dificuldade para movimentar a perna pela manhã.
É comum que os pacientes com grau avançado da doença necessitem de bengala para andar e apresentem dificuldade de abaixar para realizar atividades básicas como calçar meias, amarrar o sapato e levantar da cadeira, cama ou sofá que sejam mais baixos. Os sintomas são tão intensos que podem incapacitar o dia a dia.
O diagnóstico é realizado através do raio x do quadril, evidenciando a redução do espaço articular.
Mudanças de hábitos como perder peso, dieta balanceada, controle adequado da glicemia, fisioterapia e prática de atividade física são essenciais para melhora da qualidade de vida e alívio dos sintomas.
A viscossuplementação é um excelente aliado no tratamento e consiste na injeção de ácido hialurônico na articulação do quadril, que tem como finalidade reduzir a dor e inflamação da articulação. O ácido hialurônico funciona como um lubrificante e amortecedor de carga. Na osteoartrose ocorre diminuição da espessura da cartilagem e menor quantidade de líquido sinovial e ácido hialurônico, gerando dor e rigidez da articulação. O objetivo da viscossuplementação é repor esse ácido hialurônico perdido.
Além do ácido hialurônico, pode ser realizado também bloqueio dos nervos responsáveis pela inervação sensitiva do quadril, aliviando a dor sem afetar os movimentos dos membros inferiores.
Já a cirurgia está reservada para casos avançados e que não respondem aos tratamentos citados anteriormente.
Lembre-se: toda dor tem tratamento, não fique sofrendo! Procure um especialista para um diagnóstico e tratamento individualizados.