Notícias
Hérnia de Disco
![](content/images/5767b57e8214f67698b1b125b25ebe8b.jpg)
Será que a hérnia de disco é a causadora de todas as dores lombares? Assista ao vídeo de hoje e descubra!
Vimos na série de vídeos sobre dor lombar que existem várias causas para essa patologia, como contratura muscular, artrose das articulações facetárias, compressão do nervo ciático por alteração anatômica do músculo piriforme ou por contratura desse músculo, desgaste do disco intervertebral, inflamação da articulação da pelve, além da famosa hérnia de disco.
Então não, nem toda hérnia de disco é responsável pela sua dor!
O diagnóstico de dor lombar ou de qualquer outra dor não é feito apenas com exame de imagem, ele é um exame complementar. A ressonância magnética ou tomografia computadorizada tem a função de auxiliar no diagnóstico e excluir outras causas de dor. Muitas vezes a hérnia de disco encontrada no seu exame não tem relação com a sua dor.
É necessário relacionar a queixa do paciente, a história da dor, os fatores que melhoram ou pioram a dor, o tempo de evolução, sintomas associados e, principalmente, o trajeto da dor com as alterações encontradas nos exames de imagem.
É muito comum receber no consultório pacientes que acreditam que a causa da dor é a hérnia de disco encontrada há muito tempo nos seus exames e frustrados com tratamentos sem sucesso. Por isso, sempre falo aqui da importância em procurar um médico especialista em dor para o diagnóstico correto e, consequentemente, um tratamento adequado.
O objetivo de todos esses vídeos preparados com muito carinho é para que você se identifique, entenda que a sua dor tem sim uma causa e principalmente que tem tratamento.
![](img/cmsimage.php/800x800/e8f13f82087f3981bfba58d9ac7a04fd.png)