Rua São Paulo, 907 - Monte Castelo - Campo Grande - MS - 79010-050

Notícias

Herpes Zóster

A herpes zóster nada mais é que uma doença causada por um vírus (Varicella zoster vírus), o mesmo que desencadeia a catapora. Ele pode ficar no corpo adormecido por anos, mais precisamente no gânglio da raiz dorsal onde se originam os nervo periférico do nosso corpo. Ele pode ser ativar quando estamos com a imunidade baixa, com o uso de alguns medicamentos, e em pessoas idosas.
 
Normalmente a primeira manifestação da infecção é através de lesões bolhosas na pele em faixa, normalmente de um lado do corpo e que podem ser assintomáticas ou apresentar leve desconforto.
Muitos pacientes não associam que essa é a causa da sua dor intensa.

Pois após o desaparecimento das feridas inicia o quadro de dores intensas do tipo queimação, ardência, fisgada podendo ser acompanhada de coçeira (prurido), dor ao tocar a região e alteração de sensibilidade a temperatura. Isso ocorre devido a lesão que o vírus provoca nos nervos afetados.

Se os sintomas persistirem por mais de 3 meses, chamamos de NEURALGIA PÓS HERPÉTICA. Ou seja, dor crônica após a infecção do herpes zoster.
 
A área mais comum de ser afetada é a  região torácica, mas também pode atingir os nervos da região cervical, face, lombar, glúteo e pernas.
 
O tratamento consiste em medicações antivirais (na fase de lesões de pele), analgésicos, adjuvantes, tratamento intervencionistas que visam o bloqueio da dor, e botox em casos graves.
 
Ao sinal dos primeiros sintomas, procure um médico especialista em dor para não permitir o avanço das lesões e outras complicações. Quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento correto, melhor prognóstico, e menor a chance  de cronificação da dor.